por Kalvelage

favicon

Compartilhe agora:

Tudo o que você precisa saber sobre gin

O gin é uma bebida muito apreciada mundo afora, tanto por seu aroma perfumado quanto por sua leveza. Seu sabor torna possível combiná-lo em diversos drinks, o que fez o gin ser a bebida do momento. Para entender seu sucesso, devemos primeiro olhar para sua história.

A bebida foi criada na Holanda, em meados do século XVII, pelo médico e professor Francisco de la Boie. Isso mesmo, um médico! O gin foi criado como um medicamento para amenizar problemas renais. Durante suas pesquisas, de la Boie misturou zimbro ao destilado de cereais, e esse remédio diurético posteriormente ficou conhecido como gin. Entretanto, o que ele não esperava era que ele seria usado por quem não estava doente.

Saboroso, leve e barato, o medicamento logo caiu nas graças dos soldados ingleses que lutaram durante a Guerra dos 30 anos (1618 – 1648), dando coragem e espantando o frio em meio ao inverno europeu.

Após a guerra, os ingleses levaram o aromático destilado para seu país, onde acabou se popularizando. Devido a criação do alambique contínuo de Coffey, o gin passou a ser produzido em larga escala no país, e logo tornou-se mais barato que a cerveja.

Conhecido também como o destilado de zimbro, o gin possui características únicas em sua composição, e também estilos variados, como o London Dry, Plymouth, Old Tom e Navy Strenght.

O nome Gin originou-se da junção de variantes do nome de zimbro, que em holandês é genever, genievre em francês e ginepro em italiano. Hoje, a região da Toscana, na Itália, é a principal produtora de zimbro.

O aroma do gin é outro ponto importante, que diferencia esta bebida de outros destilados. O gin tem muita relação com perfumes. Ambos utilizam muitas ervas aromáticas, como angélica, raízes de lírio e alcaçuz, entre seus ingredientes.

Sofisticação

Recentemente, o gin voltou com força total, e muito disso se deve à diversidade de combinações e de suas várias harmonizações. 

O gin fez muito sucesso durante a década de 80, mas entre as décadas de 90 e 2000, os consumidores aderiram às bebidas prontas, fazendo com que o gin fosse novamente esquecido.

No entanto, em 2007, alguns renomados chefs de cozinha europeus relataram que, após longos dias de trabalho nas quentes cozinhas de seus restaurantes, eles se refrescavam com taças de gin tônica com gelo. Muitos deles criaram novas receitas de drinks rápidos e desenvolveram a forma perfeita de apreciar a bebida, trazendo o gin de volta de seu período sabático. Preparar um bom drink com gin tornou-se uma experiência personalizada.

É imprescindível preparar seu drink em uma taça de gin, porque o material da taça influencia na temperatura da bebida. O vidro mantém o frescor do drink e não passa o calor das mãos para a bebida, mantendo-a refrescante até o final.  Da mesma forma, encontrar a harmonização ideal, seja com tônica ou com outras especiarias, é importante para ter a melhor experiência possível.

Se você nunca experimentou um drink com gin genuinamente brasileiro, conheça o Kalvelage London Dry Gin, uma bebida sem açúcar e sem glúten, feita com cereais 100% nacionais e premiada mundialmente. O Kalvelage London Dry Gin é produzido no Vale Europeu, em Santa Catarina, e conta com oito ervas aromáticas em sua composição: zimbro, cardamomo, coentro, rosas, angélica, cidrão, casca de laranja e melissa. O gin Kalvelage é perfeito para fazer drinks e tem 43% de teor alcoólico. Sua garrafa é inspirada na garrafa de remédio, onde o gin original era vendido. Peça agora em seu bar ou restaurante preferido!

Shopping Basket