por Kalvelage

favicon

Compartilhe agora:

Qual o certo: caipirinha ou caipiroska?

A caipirinha é um dos drinks mais tradicionais do Brasil. Presença constante em casas e bares de todo o país, o drink é tão famoso que ganhou diferentes versões, usando diferentes componentes alcoólicos.

Em essência, é o mesmo drink. Limão, gelo e açúcar são os ingredientes padrão de ambos. Entretanto, existe uma diferença importante entre a caipirinha e a caipiroska: um é feito com cachaça, enquanto o outro utiliza vodka. Para os mais tradicionais, a mudança na receita é uma blasfêmia. Contudo, outras pessoas acreditam que as misturas tornam o drink ainda melhor.

Do drink clássico com limão surgiram muitas variações. Algumas usam outras frutas (morango, kiwi, maracujá…), enquanto outras mudaram a bebida alcoólica inclusa – de caipirinha para vodka, rum ou sakê.

É impossível pontuar onde e quando exatamente surgiram essas variações, já que são mudanças que acontecem de acordo com os gostos e tradições pessoais, e em um país continental como é o Brasil, não há forma de medir isso. Alguém que prefere uma bebida mais doce pode ter decidido substituir o limão por morango, por exemplo.

Porém, no meio da mixologia, o termo “caipirinha” refere-se somente ao drink clássico. Cada variação tem um nome diferente: “caipiroska” quando feita com vodka, “sakerinha” quando feita de sakê, “caipiríssima” ao se utilizar rum, e até mesmo “caipifruta” quando o drink é feito com frutas diferentes do limão.

O assunto é tão sério que, em 2003, o Brasil passou a ter um registro na legislação sobre a caipirinha, reconhecendo o drink como um produto inerentemente brasileiro. Contudo, a lei abriu brechas para chamar a bebida de caipirinha mesmo ao fazê-la com outras frutas.

Ambos os drinks são ótimos para harmonizar com comidas gordurosas, por isso a caipirinha é presença constante em churrascos ao redor do país. Ao preparar o coquetel com vodka, seu sabor fica ligeiramente menos intenso, fazendo com que a bebida seja apreciada também por aqueles que não gostam do sabor marcante da cachaça.

É difícil elencar qual o melhor ou o pior, mas uma coisa é certa: se usar a Vodka Kalvelage Vibe, limão, açúcar e bastante gelo, você terá uma bela caipiroska. Veja como fazer!

Receita de caipiroska

Ingredientes:

  • 60 ml de Vodka Kalvelage Vibe
  • ¾ de limão Taiti com casca
  • 2 colheres de açúcar cristal ou 15 ml de xarope de açúcar

Modo de preparo:

Em um copo, adicione o açúcar, a vodka e o limão e macere delicadamente. Acrescente gelo e mexa bem.

Shopping Basket