Duas das principais bebidas do mundo, gin e vodka são presença constante nas mesas de bares e restaurantes. Muito apreciadas pelos amantes de coquetéis, esses destilados muitas vezes confundem quem não está acostumado a beber ou preparar drinks.
O fato de ambas serem bebidas destiladas é o principal motivo da confusão. Entretanto, isso é apenas a ponta do iceberg. Na realidade, a vodka e o gin são bebidas muito diferentes, a começar por seus nomes.
A palavra “vodka” deriva da palavra voda, que significa água nas línguas eslavas. Na prática, é como se fosse um diminutivo (aguinha). Já a palavra “gin” tem origem no nome de um dos ingredientes do destilado, o zimbro. Como já mencionamos neste post, o nome “gin” originou-se da junção de variantes do nome de zimbro, que em holandês é genever, genievre em francês e ginepro em italiano.
Outro ponto divergente entre as bebidas é sua origem. O gin foi criado como um medicamento para problemas renais, em meados do século XVII, por um médico e professor chamado Francisco de la Boie. A vodka, por sua vez, surgiu na Rússia, no século XIV, sendo aperfeiçoada e chegando ao teor alcoólico que conhecemos hoje somente no fim do século XIX.
Maiores diferenças entre gin e vodka
Apesar de nome e origem serem fatos relevantes para diferenciarmos esses destilados, existem outros pontos de maior destaque, a começar pelo sabor das duas bebidas. Se você já bebeu ambas, deve ter notado que a vodka é um destilado mais puro, de sabor neutro, enquanto o gin contém muitas ervas aromáticas. Dessa forma, seu sabor varia de acordo com os ingredientes utilizados, podendo ser mais cítricos, mais aromáticos ou mais herbais.
Essa diferença entre gin e vodka é o que define como as bebidas serão utilizadas na coquetelaria. Como a vodka é um destilado neutro, ela é utilizada para destacar o sabor de outros ingredientes de um drink, e não para ser o ponto principal. Isso faz com que ela seja muito versátil, podendo entrar nos mais diversos drinks.
O gin, por sua vez, é uma bebida de maior destaque. Dessa forma, ela deve ser combinada com ingredientes que não alterem seu sabor. A escolha do tipo de gin a ser utilizado em um drink depende da combinação de ingredientes do drink, e não o contrário.
Parece complicado, mas é bem simples de se lembrar. O gin precisa ser marcante, tanto em seu sabor quanto em seu aroma, enquanto a vodka deve ser como a água, de sabor puro e aroma suave.
Para finalizarmos as diferenças, temos a forma de beber. A vodka é uma bebida muito apreciada na forma de shot, pura, apesar de ser também consumida em drinks. Já o gin majoritariamente faz parte de drinks.
Agora que você já conhece as diferenças entre gin e vodka, que tal experimentar os destilados da Kalvelage? Nós temos três tipos diferentes de vodkas: a Vodka Kalvelage, um destilado super premium perfeito para tomar puro; a Vodka Kalvelage Vibe, perfeita para a coquetelaria; e a Vodka Kalvelage Oak, a única feita com extrato de carvalho no Brasil. Além disso, temos também o Kalvelage London Dry Gin, um autêntico London Dry produzido com ingredientes 100% nacionais.
Nada melhor do que provar para diferenciar, concorda? Por isso, separamos duas receitas, uma com vodka e outra com gin para você aproveitar!
Gin Tônica
Ingredientes:
- 50 ml de London Dry Gin Kalvelage
- 15 ml de Caldo de limão
- 1 fatia de Limão siciliano
- 5 unidades de Zimbro
- 1 ramo fresco de Alecrim
- 120 ml de Água tônica
- Taça de gin completa com gelo
Modo de preparo:
Em uma taça de gin, coloque 1 fatia fina de limão siciliano, coloque o zimbro, o gelo, o caldo de limão e o gin Kalvelage, misture levemente e o gelo irá diluir, coloque mais gelo e complete com água tônica. Finalize com o broto de alecrim em frente ao limão siciliano.
Caipiroska de morango
Ingredientes:
- 50 ml Vodka Kalvelage
- 6 Morangos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- Gelo
Modo de preparo:
Coloque 6 morangos em um copo, adicione duas colheres de açúcar. Macere tudo e depois acrescente 50 ml de Vodka Kalvelage Vibe. Complete o copo com gelo e sirva em seguida!