vodka na gastronomia

por Kalvelage

favicon

Compartilhe agora:

Saiba como usar vodka na gastronomia

Que a vodka é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo você já sabe. Seja pura ou na coquetelaria, ela está sempre presente. No entanto, existe uma outra maneira muito interessante de se utilizar a vodka: na gastronomia.

Se nas prateleiras de bartenders a vodka é a queridinha, é na cozinha que ela mostra sua versatilidade. Da mesma forma que fazemos com vinhos ou cervejas, a vodka pode entrar na preparação de um prato mais elaborado. A vodka realça o sabor dos ingredientes. Ao evaporar com o calor do fogo, a vodka deixa seu sabor marcante no alimento, tornando-o ainda melhor. 

Sobre a vodka

O destilado surgiu na Rússia, em 1893, criado pelo cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev, que decidiu misturar água e álcool em proporções diferentes. Após um ano de estudos, ele chegou ao equilíbrio que tanto queria: 60% de água e 40% de álcool.

Em pouco tempo, a bebida incolor, com teor alcoólico entre 35% e 60% e de sabor marcante ganhou o mundo. Atualmente, a vodka é uma das bebidas mais importantes nas mãos de bartenders, muito utilizada na preparação de drinks e também de receitas culinárias, além de ser uma ótima opção para harmonizar com determinados pratos.

Bebidas na gastronomia

A prática de se utilizar bebidas alcoólicas na gastronomia visa transferir o sabor dos ingredientes do líquido para os alimentos, uma vez que o álcool evapora por completo durante o cozimento. Mesmo assim, é necessário medir com precisão a quantidade de bebida no momento do preparo, para não perder a mão e exagerar. Cada prato exige uma quantidade diferente em sua receita. Para marinar carnes, por exemplo, o ideal é que elas fiquem submersas no líquido. Já para flambar ou preparar um molho, um cálice já basta.

Assim como ocorre com os fermentados, os destilados imprimem personalidades marcantes na elaboração de pratos devido às características sensoriais de seus ingredientes. Contudo, para se obter o melhor resultado, em perfeita harmonia com os ingredientes, é importante ficar atento, porque todo o álcool deve evaporar da panela.

Muitas técnicas de cozimento, como o ato de flambar, são capazes de transformar uma simples preparação de prato em um show à parte. Vale ressaltar, no entanto, que apesar de ser um método muito comum entre os chefs de cozinha, trata-se de um movimento perigoso, então tenha cuidado. Você pode colocar a vodka em uma concha, atear fogo nela e despejar o líquido em chamas na panela, em vez de despejar a bebida diretamente na chama. É um método mais simples e até mais seguro – mesmo assim você vai dar um show!

Falando em flambar, esse é um procedimento de cozimento no qual o álcool é adicionado a uma panela quente para criar uma explosão de chamas sobre o alimento. Flambar reduz o teor alcoólico do prato, mantendo os sabores da bebida adicionada.

Além das receitas, a vodka pode ser harmonizada na forma de drink com vários pratos. Algumas boas opções são salmão, caviar, amêndoas, legumes e frutas em conserva, linguiça e feijoada.

Utilizando a vodka na gastronomia

Nada melhor do que exemplos práticos de como podemos utilizar a vodka na gastronomia, concorda? Então vejamos algumas receitas com Kalvelage.

Penne com molho de vodka

Ingredientes:

  • 1 colher de azeite
  • Alho e sal a gosto (para refogar o molho)
  • 1 vidro ou lata de molho de tomate pronto
  • 1 lata ou caixinha de creme de leite
  • 1 cálice de Vodka Kalvelage
  • 1 pacote de macarrão tipo penne grano duro
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo:

No azeite, coloque o tempero de alho e sal, depois adicione o molho de tomate e refogue. Deixe em fogo baixo, cozinhando por cerca de 10 minutos, para encorpar. Em seguida coloque a vodka e cozinhe por mais 20 minutos. Após 10 minutos de cozimento com a vodka, cozinhe a massa por cerca de 12 minutos (ou siga as instruções da embalagem). Depois de cozida, escorra a massa e coloque de volta ao fogo baixo, adicionando o creme de leite e a salsinha. Misture até o creme ficar bem quente. Desligue o fogo e adicione o molho vermelho. Sirva bem quente e, de preferência, sem queijo ralado.

Cheesecake de framboesa com vodka

Ingredientes:

  • 500g de cream cheese;
  • 5 ovos;
  • 2 xícaras de açúcar
  • 300g de biscoito tipo maizena;
  • 250g de manteiga sem sal;
  • 300g de framboesa;
  • 10ml de vodka.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180º. Utilizando um liquidificador, bata o biscoito de maizena até formar uma farinha. Acrescente a manteiga, a fim de fazer uma massa homogênea. Em uma forma redonda de 26 cm de fundo removível, pegue essa massa e cubra todo o fundo da forma. Leve ao forno por 20 minutos ou até que fique levemente dourada. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Na batedeira, bata as gemas dos ovos com 1 xícara de açúcar até formar um creme uniforme e claro. Acrescente o cream cheese até incorporar tudo. Reserve. Bata as claras em neve e em velocidade baixa, misture com o creme de gemas e cream cheese. Despeje o conteúdo desse creme em cima da base de biscoito pré assada e volte com tudo para o forno por mais ou menos 50 minutos ou até que a parte de cima fique bem dourada e firme. Retire e deixe esfriar. 

Em uma panela, coloque as framboesas e a vodka. Uma vez que o fogo tenha baixado, junte o restante do açúcar e mexa em fogo baixo até formar uma calda mais espessa, por cerca de 25 minutos. Espere a calda esfriar um pouco e cubra toda a forma com o cheesecake já assado. Coloque tudo na geladeira por 3 horas. Retire da forma e sirva.

 

Você também pode gostar de: Vodka Kalvelage Oak: a única vodka com carvalho no Brasil

Shopping Basket