Como usar frutas em um coquetel

por Kalvelage

favicon

Compartilhe agora:

Como usar frutas em seu coquetel

Existem diferentes tipos de coquetéis, e muitos deles utilizam frutas como ingredientes, seja para decoração ou para incrementar o sabor da bebida. No entanto, por se tratar de um ingrediente fresco, você precisa ter atenção com alguns detalhes quando estiver fazendo um coquetel, para não errar na preparação e tornar seu coquetel dos sonhos em um pesadelo na cozinha.

No dia 18 de maio, celebramos o Dia Nacional do Coquetel. Para comemorar essa data, trouxemos algumas dicas de como utilizar frutas em seu coquetel da maneira correta. Tire sua Kalvelage do armário, separe as frutas, e venha aprender conosco.

Coquetel ou drink?

Primeiramente, vamos diferenciar esses dois termos. Hoje em dia, é mais comum ouvirmos o termo drink, enquanto a palavra coquetel perdeu um pouco de sua força. No entanto, drink significa bebida, ou seja, qualquer uma (alcoólica ou não). Já coquetel é a mistura de uma bebida alcoólica com outras bebidas.

A primeira citação da palavra coquetel aconteceu na Inglaterra (“cocktail”), e se referia a cavalos de raça mista. A primeira aparição da palavra relacionada às bebidas foi no início do século XIX, e representava uma bebida estimulante, feita à base de aguardente de qualquer natureza, açúcar, água e bitter. Por conta disso, muitos bartenders identificam coquetéis e drinks como coisas diferentes.

Utilize frutas frescas

Alimentos frescos são mais saborosos, possuem uma coloração mais bonita e vão deixar sua bebida incrível.

Valorize a regionalidade

Você pode passar o ano todo querendo fazer um coquetel com morangos, mas a fruta tem um período específico para a colheita. Use esse período para preparar sua bebida. Durante ele, você encontrará frutas mais frescas, deixando o coquetel ainda mais saboroso. O Brasil é um país muito grande e muito rico em vegetação. Muitas regiões possuem frutas únicas, então utilize-as para fazer coquetéis diferentes em cada estação do ano, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

Aproveite a fruta ao máximo

Não precisa espremer o suco da fruta e jogar todo o resto no lixo. Retire a casca para utilizar os óleos essenciais ou para decorar o coquetel. O bagaço pode ser usado na produção de geleias. Por fim, todo o restante ainda pode ser usado como adubo para seu jardim ou horta.

Pesquise sobre mitos e utilizações adequadas

Dizem que o miolo do limão amarga a bebida. No entanto, o que pode amargar o coquetel é amassar ou esfregar demais a casca da fruta. Existem diversos mitos como esse, portanto é importante você pesquisar sobre isso sempre que surgir uma dúvida durante a preparação de uma receita. Com poucos minutos de pesquisa, sua bebida ficará muito melhor.

Use as cascas

As cascas das frutas podem ser utilizadas para saborizar bebidas bases. Por exemplo, ao deixar a vodka descansando por aproximadamente cinco horas com cascas de frutas, como abacaxi, limão ou laranja, em um pote bem fechado, você terá um destilado saborizado, o que incrementará ainda mais o seu coquetel.

Gostou dessas dicas? No site da Kalvelage você encontra várias receitas de coquetéis utilizando nossas bebidas. Não deixe de conferir!

 

Você também pode gostar de: Receitas de drinks com café

Shopping Basket