Dia do Garçom

por Kalvelage

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Dia do Garçom: dicas para o atendimento perfeito

O dia 11 de agosto celebra uma das profissões mais antigas da humanidade, e também uma das mais importantes até os dias atuais: é o Dia do Garçom. Os garçons e garçonetes são muito mais do que as pessoas que nos trazem nossos pratos e bebidas. Eles são a representação viva do restaurante ou do bar. Tudo o que acontece passa por eles, e nada mais justo do que terem um dia para celebrá-los, não é mesmo?  São os profissionais mais amados de bares e restaurantes.

Quando vamos a um restaurante, grande parte da nossa experiência como cliente passa pelo atendimento, conduta e cordialidade dos garçons. Se o atendimento não é bom, sua experiência também não será boa – e talvez o cliente nem volte ao estabelecimento, ainda que tenha gostado dos pratos e dos drinks.

Os garçons e as garçonetes são peças fundamentais nas engrenagens de um restaurante, assim como os membros da cozinha. São eles fundamentais para transformar um estabelecimento comum em um lugar famoso e de qualidade, conquistando um lugar cativo no coração dos clientes.

Garçons que passam muito tempo no mesmo lugar acabam se tornando “folclóricos” na história de um bairro ou comunidade. Essa profissão é tão importante  na cultura popular que é aclamada por diversos artistas, como Reginaldo Rossi e Skank, em suas músicas. Quem nunca cantou: “Garçom, aqui, nesta mesa de bar / Você já cansou de escutar / centenas de casos de amor”? Talvez o garçom também seja um bom ombro amigo, não é mesmo?

Vodkas Premium Kalvelage - Dia do Garçom
Garçons são membros essenciais de restaurantes e bares

Para exemplificar melhor como é o dia a dia de um garçom, e como você pode melhorar seu atendimento aos clientes, a Kalvelage conversou com Walter Medina, garçom com 23 anos de experiência.

De acordo com Walter, existem alguns pontos principais para que um garçom se destaque e traga para o estabelecimento essa experiência que o cliente busca e se torna cativo: 

  • O primeiro deles é o garçom entrar no ritmo da casa. Reconhecer a forma como o serviço acontece em um restaurante é um ponto de partida muito importante para se tornar um profissional diferenciado no ramo. Prestar atenção nos garçons mais antigos e queridos pelos clientes e companheiros de trabalho também pode te ajudar muito em seu novo começo.
  • Limpeza e organização da mesa são fatores chave para a profissão, segundo Walter. 
  • Ser atencioso com os clientes e manter suas mesas organizadas contam muito para a experiência final. 
  • Também é importante saber diferenciar cada cliente. É um jantar de negócios ou um encontro de amigos? É um casal ou uma família? Cada tipo de cliente exige uma abordagem diferente, e saber diferenciar isso mostra o quanto você é atencioso.
  • Por fim, para Walter Medina, é necessário conhecer bem seu cardápio e os produtos que seu bar ou restaurante tem para oferecer. Clientes eventualmente terão dúvidas sobre algum produto, e os garçons devem fazer essa ponte entre cliente e cardápio. Boas marcas de bebidas, por exemplo, fazem toda a diferença no atendimento. Uma marca conhecida e respeitada tem mais chances de ser escolhida por um cliente indeciso.

Oferecer marcas novas aos clientes pode ser um tanto desafiador para o nosso amigo garçom. Se o estabelecimento onde você trabalha tem Kalvelage, mas seu cliente não conhece, como oferecer? Por isso é tão importante conhecer seus produtos. Dessa forma, você tem argumentos para convencer esse cliente: é uma marca 100% brasileira, com mais de 20 medalhas internacionais, e perfeita para os drinks, melhorando a experiência na casa.

Quer ver mais da conversa entre nosso fundador Maurício Kalvelage e o garçom Walter Medina? Então clique aqui neste link! E um feliz Dia do Garçom a todos!

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