Como beber vodka

por Kalvelage

favicon

Compartilhe agora:

Existe um jeito ‘certo’ de beber vodka?

Você sabe o jeito certo para se beber vodka? Assim como acontece com diversas bebidas, a vodka tem uma forma “correta” de ser apreciada. Isso não significa que outras formas estejam erradas, apenas que a bebida foi pensada para se beber desta forma.

De acordo com o historiador russo W. V. Polkhlióbkin, a vodka “deve ser tomada pura, já não é mais vodka se acrescentarmos gelo, limão etc, aí se torna um coquetel, exige o acompanhamento de comida, abundante, picante, defumada e gordurosa. Não tem a menor pretensão de ser atraente, de agradar. Não deve ter gosto nem cheiro particular. Sua classe está na sensação de pureza e em seu poder de penetração, que atinge a garganta, a cabeça e vai direto ao coração. É uma bebida para pessoas de vontade forte”. 

Portanto, para beber vodka da maneira correta, como fazem lá na Rússia, o ideal é não misturar com absolutamente nada. Só é possível identificar a pureza da vodka quando ela é bebida pura.

Como beber vodka
Você pode beber a vodka pura ou em drinks

Como beber vodka da maneira correta

Isto posto, se você quiser apreciar a vodka da maneira correta, siga esse passo a passo e aproveite!

  • Gele a garrafa em um congelador ou freezer. A bebida não se congelará, por ter alto teor alcoólico, e ficará com uma textura cremosa. 
  • Sirva uma dose em um copo adequado. Copos de tipo “shot” são os mais comuns, e os ideais para degustar sua vodka.
  • Examine a aparência, sua limpidez, cor ou ausência de cor. Nem toda vodka é completamente transparente, algumas tem reflexos de diferentes cores, o que indica menos pureza. Quanto mais translúcida, mais pura é a bebida.
  • Aproxime o copo do nariz para avaliar seus aromas, que podem ser frutados ou lembrar minerais, flores ou especiarias. 
  • Coloque um gole na boca e deixe o líquido passear pelo palato. Sua textura deverá ser macia e não “queimar” a língua. Alguns exemplares de menor qualidade podem ter textura mais áspera e às vezes granulada, arenosa. 
  • Muitos dos aromas também aparecerão, já que o líquido se aquece na boca e libera diversos odores. Delicie-se com eles, pois serão aromas mais intensos e diferentes dos encontrados no nariz 
  • Beba este gole e verifique o fim de boca. Esta parte é muito importante, pois muitas das qualidades e características da bebida se mostram neste momento, como sabores, aromas e a pureza de seu final. As melhores vodkas deixaram a boca limpa e fresca, enquanto as de menor qualidade poderão apresentar amargores. 

Apenas lembrando que esta é a forma correta de beber vodka de acordo com os padrões russos. Isso não quer dizer que fazer um drink com vodka está errado, muito pelo contrário. Coquetéis com vodka como ingrediente principal são muito comuns e também bastante apreciados no universo da coquetelaria.

Se fazer drinks com vodka fosse errado, não teríamos algo tão bom quanto nossa caipiroska. Veja como fazer!

Receita de caipiroska

Ingredientes:

  • 60 ml de Vodka Kalvelage Vibe
  • 1 limão Taiti com casca (opcional: sem casca)
  • 2 colheres de açúcar cristal ou demerara ou 15 ml de xarope de açúcar

Modo de preparo:

Em um copo, adicione o açúcar, a vodka e o limão e macere delicadamente. Acrescente gelo e mexa bem. Agora é só aproveitar!

A verdade é que não existe um jeito errado de beber vodka, errado é não beber!

Shopping Basket